segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ao sabor da vida #sobre minha nova relação com o Facebook

Eu tenho pensado muito sobre minha relação com as redes sociais, principalmente com o Facebook. Sei lá, ontem eu pensei (e ainda estou pensando!) seriamente em desativar minha conta. É claro que para as pessoas mais próximas tudo continuaria normal, mas fico pensando em algumas primas que moram longe e que meu único contato é pelo Face mesmo e isso me freia um pouco.
Mas não é só isso... o face se tornou um meio de comunicação mais eficiente que o email, no caso de algumas pessoas. ( e isso também me faz frear essa vontade)
O que eu quero com isso?
Quero sentir que meu fim de semana não se acabou sem que eu soubesse o que fiz de fato, por não ter feito nada (eita confusão, mas vocês entenderam); quero ter tempo pra fazer tantas coisas que gosto de fazer como ler, assistir seriados, jogar videogame. E quero, especialmente, que me sobre tempo pra estudar, pra fazer minha pesquisa e ver meu trabalho ir a algum lugar.
Mas o que eu fiz pra mudar isso?
Eu comecei reduzindo o número de grupos dos quais fazia parte e que me mantinha ativa escrevendo ou apenas procrastinando olhando as postagens; eu tinha uns 40 grupos e agora estou em exatamente 15 grupos. Ainda dá pra diminuir mais, mas por hora está bom. Além disso também deixei de seguir TODOS  os meus amigos. Caso eu queira ver algo, tenho que entrar em seus perfis e ver de lá; isso acabou com a mordomia de ver tudo no meu feed. Confesso que não estou sentindo falta ainda de ver as postagens. E, por último, estou desfazendo minhas opções de curtir das páginas. Só estão ficando realmente as que gosto mais e algumas delas, deixei de seguir (nada de postagem aparecendo no meu feed!)
Onde eu quero chegar com isso?
Acredito que com o o volume baixíssimo de informação aparecendo, a tendência é que meu interesse diminua e eu chegue ao ponto de deixar ligado apenas para bater papo no horário do dia e deixar minha noite para fazer coisas que já listei lá em cima. Quem sabe tudo isso não me deixa mais leve?!

6 comentários:

  1. Lembra qd comentei contigo q a gente pode perder mta informaçao boa ppr causa da poluição do face? Faz muita diferença. Eu hj debati isso na aula. Redes sociais e internet podem ser usados de forma boa ou ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim, Ben. É que eu radicalizei mesmo, mas pra quem modera acaba só recebendo coisa boa no feed. As redes sociais podem te levar do céu ao inferno em segundos. Acho que no momento estou num caminho de equilíbrio e de tentativa de chegar ao céu: usar as redes sociais de forma produtiva e bem intencionada. :)
      Obrigada pela visita e pelo ótimo comentário!

      Excluir
  2. O caminho do equilíbrio é sempre o melhor caminho, gostei muito de seu texto, Suelen, reflete bem o que também penso sobre o face. Para mim, ele é um canal de comunicação rápido com a família que mora longe e até com os que moram perto, com alunos com os quais preciso me comunicar, com ex-alunos que não quero perder contato. Se for excluir alguns amigos, como às vezes penso em fazer, não me exclua, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou, professora. Não penso em excluir ninguém, mas se o fizer, tenha certeza que não te excluirei. :) Bj e muito obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Penso nisso todos os dias, mas não faço porque dependo das redes sociais para divulgar meu trabalho e estar em contato com alguns amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... nesse caso fica mais difícil mesmo. Mas sempre dá pra fazer aquela faxina, separar as pessoas por listas e direcionar suas postagens e, ainda, deixar de curtir algumas páginas e sair de alguns grupos. :)

      Excluir